27.7.08

olhar, cheirar, comer e curar...


fui ao hcg ver se comprava finalmente o limoeiro que passei a querer ter (para já, na varanda), depois de anos a desejar uma laranjeira. havia lá três amostras, magrinhos magrinhos só com um pauzinho à laia de tronco e sem limões à vista, claro está. resolvi passear pela estufa, tal e qual como costumo fazer nas livrarias. mente aberta mas tranquila, sem grande expectativa, logo se verá se me piscam o olho. vi flores de todas as cores. buganvílias que já quis ter. vi bambus, fininhos e altos, caros porque estão na moda, gosto deles. vi palmeiras, muito grandes, cai a varanda. vi oliveiras, pequenas, gosto muito delas, quem sabe dentro de casa :). mas o que eu queria mesmo era um limoeiro… porque é árvore, porque dá limões duas vezes ao ano, porque com os limões podemos fazer limonada e chá, tartes e temperos, gosto da utilidade da coisa… continuei o passeio e vieram-me à memória dias de férias com amigos no alentejo e uma mulher sábia que se riu do meu espanto e interesse por um arbusto sem graça mas cheiroso e que dava para fazer chá e temperar saladas e cozinhados vários. lembrava-me só do nome, nem do aspecto nem do cheiro, lúcia-lima. será que têm? não… ok continuo o passeio. a certa altura reparo num vaso com uma plantinha insignificante, no meio de plantas e mais plantas que não sei o nome. toquei nas folhas, cheiravam muito bem… a limão :) será? aloysia citriodora… - olhe desculpe, será que aquela planta aloysia citriodora não é uma lúcia-lima?
:) por 10€ trouxe 4. no regresso enfiei-me com elas e com um magnum branco numa máquina de lavagem de carros, porque já nem sabia de que cor estava o céu. acartei e arrastei com um saco de 45l de terra e um vaso que já as esperava há meses no porta bagagens, grande e azul. fiz das 4 uma, plantei-a, reguei-a e agora está aqui na varanda a cheirar maravilhosamente, ao meu lado e da cadeira confortável, do banquinho e da almofada para os pés. a vela e o incenso também cá estão, qual aroma terapia, qual varanda dos sentidos :)
entretanto a amiga mandou msg lá das terras do sul e também de lá as filhas mandaram notícias a contar das satisfações e do amor de uma pela outra. tenho sorte, por poder ser e sentir-me assim.