2.5.11

Fui comprar o meu presente de anos deste ano

(link...)

(não encontrei uma imagem maior, mas como tb não gosto dela... Assim até parece gira.)

Capítulo 1
_____

FUNDAMENTOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL E COM SENTIDO



Os alimentos como energia

Os alimentos são fundamentalmente energia. Na realidade, todo o universo o é. A teoria quântica, um dos ramos da física moderna, demonstrou-o. Segundo ela, a matéria não é mais do que energia condensada. Vejamos em que se fundamenta esta afirmação. Como sabemos, os átomos são formados por um ou vários elementos e por um núcleo composto por protões e neutrões. Os electrões não têm massa, ou seja são energia em estado puro. Pelo contrário, os protões e os neutrões contam com ela. No entanto, c´lculos científicos provaram que, se uníssemos todos os núcleos atómicos do universo, eles ocupariam o mesmo espaço que a cabeça de um alfinete --- o que demonstra que a matéria, por mais sólida que pareça, está praticamente vazia.
O facto de uma substância ou de um fenómeno nos parecerem mais ou menos sólidos é uma questão de percepção. Na verdade nunca chegamos a tocar verdadeiramente em nada. Quando julgamos tocar ao de leve numa mesa, os electrões e os átomos dos nossos dedos não entram em contacto. Se o fizessem, estaríamos perante uma reacção química, algo que, obviamente, não acontece quando passamos a mão por uma mesa. Definitivamente, a solidez de um objecto não é mais do que uma impressão. Se pudessemos contemplá-lo a nível subatómico, verificaríamos que um objecto, independentemente da sua natureza, é formado por pequeníssimas porções de massa separadas por enormes espaços ocos, uma espécie de universo no qual os núcleos atómicos fzem de estrelas, os electrões de planetas, e o resto são milhões de quilómetros de puro vazio. De facto, quando sentimos que alguma coisa é dura ou, pelo contrário, mole, o que estamos a receber são energias com diferentes comprimentos de onda.
Em suma, tanto nós quanto o mundo que nos rodeia somos basicamente energia. Os alimentos, evidentemente, não escapam a essa lei. É por isso que vamos abordar a alimentação do ponto de vista energético.

:D :D :)

Começa assim e vai por aí fora, a falar acerca de tudo, desde a composição dos alimentos, o corpo humano, saúde, vida, receitas (muitas), o cosmos :) Uma misturada, com rigor, como eu gosto e com sentido. Tem um bom indice :)
Tenho muitos do género, mas quando eles se atiram assim para cima de mim, não lhes resisto :) Está cá tudo.